De certa forma, no planejamento estratégico, um plano de ação é um ato “heroico”, pois ajuda a transformar os nossos sonhos em realidade. Um plano de ação é uma forma de garantir que a visão da sua empresa se concretize. Descreve como você utilizará estratégias para atingir seus objetivos.

Sem dúvida, é uma ótima ferramenta que ajuda na obtenção de resultados satisfatórios. Sendo assim consiste em elementos fundamentais para a concretização do seu planejamento estratégico. Portanto, um plano de ação eficaz deve conter os seguintes aspectos: objetivo geral, metas, recursos financeiros, lista de ações e tarefas a serem realizadas.

Cada etapa deve incluir as seguintes informações:

– Que ações ou mudanças ocorrerão?

– Quem realizará essas mudanças?

– Quando ocorrerão e por quanto tempo?

– Que recursos (por exemplo, dinheiro, equipamento) são necessários para fazer essas mudanças?

– Comunicação (quem deve saber o quê?)

Em que fase do planejamento estratégico você deve criar um plano de ação?

Como você certamente não quer falhar em seu planejamento estratégico, faz sentido considerar todas as etapas necessárias para garantir o sucesso, inclusive o desenvolvimento de um plano de ação, que é a última etapa para atingir os objetivos definidos no seu mapa estratégico.

A seguir, confira os principais critérios para a criação de um plano de ação adequado.

Completo? Todas as etapas de ação ou mudanças estão listadas?

Claro? Está claro quem o que será feito, como e quando?

Atual? O plano de ação reflete o trabalho atual? Antecipa novas oportunidades e barreiras que possam surgir?

Idealmente, um plano de ação deve ser desenvolvido nos primeiros seis meses a um ano após o início de um negócio. Isso é feito após a determinação da visão, missão e objetivos da empresa. Lembre-se, porém, de que um plano de ação é sempre um trabalho em andamento. Não é algo que você possa escrever, fechar dentro de um arquivo e esquecer.

É fundamental mantê-lo sempre visível e em movimento. À medida que a sua empresa muda e cresce, você desejará revisar continuamente (geralmente mensalmente) o plano de ação para fazer as mudanças apropriadas e necessárias.

Determine quais pessoas e setores da empresa devem ser envolvidos em seu planejamento estratégico para desenvolver o plano de ação. Os setores possíveis incluem o marketing, finanças e vendas, por exemplo.

Desenvolva um plano composto por etapas de ação que abordem todas as mudanças propostas. O plano deve ser completo, claro e atualizado. Além disso, deve incluir informações e ideias geradas durante o brainstorming sobre objetivos e estratégias. Mantenha o foco nas etapas que você precisa seguir para cumprir os objetivos e, ao mesmo tempo, cumpra a sua visão e a missão.

Como fazer um plano de ação?

Confira agora como montar um aplano de ação.

1 – Defina seu objetivo principal

Então, aonde você quer chegar? Quais são suas metas e perspectivas? Lembre-se de criar metas realistas e alcançáveis. Essa é uma parte fundamental do seu plano. Afinal, se você não sabe onde quer chegar como poderá estabelecer estratégicas para chegar lá?

2 – Liste as principais tarefas a serem realizadas

Antes de mais nada, é preciso constar no plano de ação todas as atividades que você pretende realizar de acordo com o que foi planejado com sua equipe de trabalho. Então determine o que cada profissional deverá realizar em seu setor para atingir os resultados esperados.

3 – Divida as tarefas em partes menores

Não proponha uma tarefa complexa para uma única pessoa, o ideal é envolver uma equipe na execução para obter melhor êxito. Isso porque aumenta as chances de dar certo.

4 – Faça uma representação visual do plano

Representar o plano de ação visualmente é uma alternativa para aqueles que preferem trabalhar a partir de uma visão mais detalhada, como um mapa em um mural, por exemplo. Além disso, uma boa dica é usar tabelas e gráficos para medir o desempenho dos setores envolvidos.

5 – Acompanhe o andamento do plano de ação

É importante avaliar o desempenho e receber feedback de todos os envolvidos sobre como está o desenvolvimento do plano de ação. Essa é uma forma de manter seu planejamento estratégico sempre vivo. Acompanhar e medir todo o processo conforme as métricas estabelecidas é fundamental.

Saiba mais: Qual a maneira certa de aplicar o planejamento estratégico?

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