Você sabe que os objetivos de uma empresa são convertidos em planos do dia a dia para alcançar tudo o que o negócio se propõe a fazer, certo? A mágica acontece quando entram em ação as metodologias de planejamento estratégico. Empresas de sucesso começaram com um plano bem elaborado.

Vejamos primeiro a definição de um planejamento estratégico:

É um documento, integrado no plano de negócios de uma empresa, que inclui o planejamento econômico-financeiro, estratégico e organizacional de uma empresa com o propósito de abordar os seus objetivos e alcançar a sua missão futura.

Ou seja, é um documento que lhe permitirá acompanhar tudo que você definiu para cumprir a missão e visão da sua empresa. Você pode entendê-lo como o caminho (estrategicamente falando) que sua empresa deve seguir para cumprir sua missão futura.

Para começar, defina o seguinte:

– A missão da empresa.

– A visão estratégica que inclui os objetivos e a forma de alcançá-los.

– Uma análise do presente da empresa e de seu ambiente de negócios. 

– Um plano de ação para levar adiante as estratégias definidas.

Benefícios de um bom planejamento estratégico

– Um bom planejamento estratégico tem suas vantagens, por exemplo:

– Melhore a sua organização e, portanto, aumenta as suas chances de alcançar a sua missão e objetivos.

– Isso ajuda você a se concentrar no que é importante.

– Torna mais fácil identificar pontos fracos na implementação do seu plano.

– Aumenta a sua motivação e a da equipe.

– Aumenta a estabilidade da sua empresa tendo um plano de ação.

– Oferece indicadores para medir o progresso de seus objetivos.

Saiba que existem diferentes métodos de planejamento. Confira alguns deles.

Análise SWOT

Essa é a ferramenta para avaliar e tomar decisões com rapidez e facilidade. A análise dos seus principais concorrentes e uma análise competitiva do ambiente são vitais para poder agir. E isso é algo que muitas vezes nos assusta porque o fazemos de um ponto de vista obsessivo, e não estratégico.

A análise SWOT, (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em inglês) é uma ferramenta que analisa os pontos fortes, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa.

É uma metodologia muito útil para uma avaliação interna e externa da empresa. Ele fornece informações sobre o que estamos fazendo bem e o que representa um desafio. Sendo assim, é essencial para a tomada de decisão.

Análise PESTEL

Fazer uma análise externa da sua empresa é essencial para poder antecipar problemas e adaptar-se às mudanças nas condições do mercado. A análise PESTEL é uma ferramenta que identifica forças externas em seu setor. Portanto, é utilizada para analisar o macroambiente, ou seja, estes fatores: Políticos – Econômico – Sócio cultural – Tecnológico e Jurídico.

Para realizar uma análise PESTEL deve perguntar-se como estes fatores afetam a sua empresa e a sua atividade:

Eles são positivos = oportunidades.

Eles são negativos = ameaças.

Eles são neutros = você pode ignorá-los.

Análise PORTER

Quando falamos da análise PORTER, falamos das 5 forças que podem afetar a rentabilidade da sua empresa. 

Esta ferramenta permite-lhe, como empresa, medir e analisar o seu nível de competitividade e criar estratégias para aproveitar ao máximo as oportunidades que o mercado lhe oferece e minimizar as suas ameaças. 

Vejamos seus 5 pontos fortes.

Ameaça de novos concorrentes: Em todos os mercados existem barreiras à entrada. Uma série de obstáculos à entrada de novos concorrentes no mercado. As barreiras à entrada mais comuns são o acesso aos canais de distribuição, as barreiras legais e as economias de escala.

Poder de barganha do cliente: Os clientes também podem exigir maior qualidade de produtos ou serviços e até mesmo estabelecer um preço máximo para eles. Este poder tende a aumentar se a sua concorrência aderir a essa pressão. Quanto maior o número de fornecedores, mais as empresas terão que negociar. E aqui não estamos falando apenas de preços, mas também de prazos de entrega, entre outros. Além disso, devemos levar em consideração a situação do mercado e o volume de compra.

O que fazer neste caso?

– Aumentar a diferenciação dos seus produtos ou serviços.

– Melhorar os canais de vendas.

– Aumentar a proposta de valor

– Melhorar a qualidade dos seus produtos.

Veja também: 4 erros que as empresas devem evitar em seu planejamento estratégico

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