No cenário atual em que o mercado muda rapidamente, o planejamento estratégico se tornou mais crucial do que nunca. Saiba que uma das decisões mais importantes que você tomará durante o seu desenvolvimento é determinar um cronograma para seu plano.

Um cronograma de planejamento estratégico é o período durante o qual sua empresa planeja e executa ações. Sendo assim, os cronogramas devem ser focados no futuro de médio a longo prazo. Considere seu plano como algo vivo e pulsante. A maioria dos planejamentos estratégicos é projetado para durar de três a cinco anos, embora haja exceções, alguns podem durar muito mais.

Neste artigo, vamos abordar as diferenças entre um cronograma de três anos e um cronograma de cinco anos.

Os cronogramas de planejamento estratégico podem durar menos de 3 anos?

Algumas  empresas  criam  planos  para  um,  cinco  ou  até  dez  anos. No entanto, os cronogramas de um planejamento estratégico são diferentes dos cronogramas operacionais, eles geralmente começam no nível organizacional, enquanto os planos operacionais se concentram em departamentos e equipes específicos e podem focar nos requisitos do dia a dia da administração do seu negócio.

Os planos operacionais são o conjunto de táticas feitas para trabalhar junto com seu planejamento estratégico. Sendo assim, eles se concentram em ações de curto prazo que impulsionam seu planejamento estratégico, variando de uma única tarefa a projetos contínuos de curto, médio e longo prazo.

Por outro lado, as prioridades estratégicas são concentradas em um pequeno número de objetivos que precisam ser revisados ​​regularmente. No entanto, para que você mova sua empresa e seu planejamento para frente com sucesso, você precisa garantir que haja um equilíbrio entre seus os dois planos. 

Por que você deve criar um planejamento estratégico de três anos?

Geralmente, os planejamentos estratégicos duram 3 anos em vez de 5 anos para a maioria das empresas. Isso porque se acredita que planos de três anos equilibram o pensamento de longo prazo, bem como a execução de curto prazo, melhor do que um plano de 5 anos. 

Se sua organização está no processo de selecionar qual cronograma de planejamento estratégico preparar, há algumas coisas para pensar.

A seguir, confira por que você deve criar um planejamento estratégico de três anos?

Mudança tecnológica

Devido ao ritmo rápido em que a tecnologia, a sociedade e as tendências evoluem, esses inúmeros fatores externos tornam contraintuitivo criar um plano de cinco anos em vez de um plano de três anos. Então, optar por um planejamento estratégico de três anos é uma ótima maneira de manter a visão da sua empresa próxima o suficiente de onde ela é mais atingível, mas ainda dando margem suficiente para maior flexibilidade quando se trata de mudanças tecnológicas. 

Falta de previsão estratégica

Primeiramente, ao escolher um cronograma de planejamento estratégico para sua empresa, tenha em mente tanto o futuro quanto o presente. É por isso que muitos especialistas em negócios defendem planos de três anos, porque assim eles equilibram o longo e o curto prazo melhor do que um plano de cinco anos.

Sem dúvida, esse tempo é suficiente para cobrir a maioria das tarefas necessárias para levar sua missão adiante. Mas também para que você possa simplesmente implementá-lo em um, dois anos.

Indústria

Planejamentos estratégicos de três a cinco anos funcionam bem para empresas na maioria dos setores de mercado. Por quê? Isso porque normalmente as empresas têm passado por mudanças internas significativas nos últimos anos.

No entanto, se o seu setor não há muitas mudanças e tem muito investimento de capital ou rotatividade de pessoal tradicionalmente baixa, um planejamento estratégico de 5 anos ou mais é o ideal.

Por fim, é improvável que sua empresa exija um planejamento estratégico de 5 anos. Então, focar em planos de três anos é mais viável. Também é preciso garantir que sejam adaptáveis ​​ao mercado para você a alcançar maior sucesso.

No entanto, com planejamentos estratégicos de três anos, ainda é indicado fazer revisões abrangentes periodicamente. Isso significa que, embora você possa ter uma visão e missão de três anos para a qual sua empresa está trabalhando, você deve sempre reavaliar suas prioridades, metas e ações. Isso efetivamente resulta em uma atualização do planejamento estratégico a cada ano e uma revisão completa da estratégia a cada 3 anos.

veja também: Exemplo de Balanced Scorecard para planejamento estratégico

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