Quais medidas você está tomando para permanecer competitivo em seu setor de mercado?Atualmente, 70% das empresas usam a ferramenta Balanced Scorecard (BSC) em seu planejamento estratégico. Essa é uma iniciativa importante para se manter vivo nos negócios.

O BSC foi desenvolvido na década de 1990 e logo ganhou popularidade entre grandes e pequenos negócios. De fato, essa é uma ferramenta de gestão revolucionária que mudou o foco tradicional sobre receita e saúde financeira para uma compreensão mais holística.

O balanced scorecard foi criado com o propósito de ajudas as empresas a atingirem seus objetivos de negócios e executar estratégias-chave. Muitas vezes, as organizações tendem a focar principalmente em métricas de finanças para controlar seus negócios e desenvolver estratégias. Embora finanças e receita desempenhem um papel importante no desempenho de qualquer negócio, esse foco dá uma imagem incompleta. 

No entanto, o BSC no planejamento estratégico visa manter o equilíbrio entre os objetivos estratégicos e a visão geral de uma organização, identificando, medindo e gerenciando os 3 pontos fundamentais do negócio: finanças, cliente e processos internos. 

Dentro desses pilares, os líderes delineiam seus objetivos estratégicos e criam um mapa estratégico mostrando como cada objetivo se relaciona entre si para que os líderes possam obter rapidamente uma visão de alto nível da estratégia de sua empresa.

Acima de tudo, o BSC é um sistema de gestão, embora a medição de desempenho seja um de seus componentes. Reunindo esses três aspectos citados, os gestores conseguem tomar decisões mais assertivas e liderar com confiança.

Benefícios de usar o sistema Balanced Scorecard no planejamento estratégico

Uma das vantagens mais significativas de usar esse sistema é equilibrar a performance da sua empresa. Assim é possível colher diversos benefícios no planejamento estratégico.
O balanced scorecard contribui para a definição de prioridades e alinhamento de estratégias para um desempenho ideal.

Além disso, é útil para grandes empresas que poderiam facilmente perder de vista uma ou mais perspectivas. Ao reunir as perspectivas primárias, a liderança sênior pode criar estratégias claras que se alinhem a toda a organização.

Com melhor planejamento estratégico vêm melhores resultados. Afinal, quando são definidas as estratégicas em cada nível, as equipes de trabalho podem então garantir que seus projetos se alinhem de forma apropriada com os objetivos abrangentes do negócio.

Um BSC bem definido no planejamento estratégico cria um sistema para medir o desempenho da empresa e comunicá-lo claramente. Ao combinar objetivos estratégicos com métricas de desempenho concretas, o BSC ajuda a executar os esforços táticos de baixo nível necessários para conquistar os objetivos de alto nível do negócio.

Então, as informações e o conhecimento são capturados e aplicados de forma adequada pelos funcionários para garantir a eficiência dos processos desenvolvidos pela empresa?

Compreendendo as principais perspectivas do negócio

Uma das perspectivas do negócio se concentra na eficiência dos processos internos. Portanto, é preciso verificar se há falhas, atrasos ou gargalos no pipeline que devem ser resolvidos. Como você pode simplificar seus processos para maior eficiência? Além disso, sua empresa pode se adaptar às mudanças de forma rápida em caso de necessidade ou condições adversas?

Na perspectiva do cliente requer a pergunta: “O que é importante para seus clientes e stakeholders?” Essa perspectiva se concentra em captar novos clientes, construir reconhecimento e confiança do negócio e ampliar a satisfação do cliente.
Em outras palavras, você deve se perguntar se está atendendo bem os seus clientes e outras partes interessadas.

A peça final do quebra-cabeça é a situação financeira da empresa. Sim, essa é uma perspectiva muito destacada no passado. Mas, embora as finanças sejam indicadores atrasados de decisões passadas, elas ainda são um componente importante da saúde de qualquer negócio e essenciais para entender o desempenho geral e criar estratégias para o futuro.

3 Exemplos de Balanced Scorecard para planejamento estratégico

Exemplo 1

Metas: Aumentar a receita em torno de 10% no lucro líquido.

Indicadores: Demonstrações financeiras.

Iniciativas: Desenvolver novas políticas de crédito para distribuidores e melhorar o mix de produtos, criando conjuntos de ofertas.

Exemplo 2

Metas: Aumentar a lucratividade da empresa em 15%.               

Indicativos: Informações referentes ao desempenho das vendas.       

Iniciativas: Negociar parcerias de vendas parceladas com administradoras de cartão de crédito. Melhorar a exposição dos produtos nas prateleiras da loja. Além disso, reforçar a divulgação a empresa nas redes sociais.

Exemplo 3

Metas: Aumentar as vendas líquidas em 15% e reduzir os custos operacionais.

Indicativos: Demonstrações financeiras.

Iniciativas: Negociar com fornecedores.

Veja também: O que é diagnóstico no planejamento estratégico?

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