Os modelos de planejamento estratégico podem ser úteis e fazer uma grande diferença para sua empresa. Seja uma startup ou uma empresa estabelecida, é importante escolher o modelo que se adapta ao seu propósito e às suas necessidades. A estrutura certa o ajudará a simplificar processos e impulsionar seus negócios.

O planejamento estratégico é um processo organizacional utilizado para definir a direção e as estratégias que uma empresa deve seguir para alcançar seus objetivos a longo prazo. Ele envolve uma análise do ambiente interno e externo, a definição de metas e objetivos, a formulação de estratégias para atingir essas metas e a implementação e monitoramento dessas estratégias.

O que é um modelo de planejamento estratégico?

Um modelo de planejamento estratégico é uma estrutura que permite às empresas mapear seus planos de negócios de curto e longo prazo. Ele podem ajudar no seguinte:

– Identificar e superar obstáculos 

– Melhorar e agilizar as operações do negócio

– Alcançar metas de negócios abrangentes

– Criar alinhamento entre diferentes departamentos da empresa

– Acompanhar o progresso ao longo do tempo

E você não precisa limitar sua empresa a apenas um modelo de planejamento estratégico. Saiba que você pode se beneficiar do uso de múltiplas abordagens. Portanto, faça a escolha com base no perfil do seu negócio, estágio de crescimento, prioridades e objetivos. Depois de definir seu plano, você deve usá-lo com todo o seu potencial.

Existem diversos modelos de planejamento estratégico. Embora todos tenham prós e contras, nenhum é necessariamente melhor do que o outro. Então, escolha os modelos que refletem os valores da sua empresa. 

Como qualquer outra tarefa, o planejamento estratégico requer recursos financeiros, tempo e pesquisa. Por isso, você deve ter um orçamento e um cronograma para cada parte do processo.

A seguir, confira os modelos mais eficazes de planejamento estratégico.

Análise SWOT

SWOT é uma sigla em inglês que significa pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Use esse modelo para definir os fatores internos e externos que afetam o seu negócio. Em seguida, compare os diferentes fatores para avaliar o risco de uma estratégia potencial. 

Por exemplo, se os pontos fortes da sua empresa correspondem às oportunidades no mercado – digamos, você tem muito capital e seus concorrentes não – essa é uma vantagem competitiva. Nesse cenário, você pode adotar uma estratégia de negócios ofensiva com risco relativamente baixo.

Aqui está um exemplo de análise SWOT baseada em vendas:

Pontos fortes — Temos um excelente relacionamento com nossos clientes e uma base de clientes fiéis.

Fraquezas — Nossa atual cadeia de suprimentos é inadequada.

Oportunidades — Há uma grande demanda dos clientes por um de nossos produtos.

Ameaça — Nosso principal concorrente está desenvolvendo um produto semelhante.

Análise PEST

A análise PEST ou PESTEL, concentra-se em fatores externos que podem afetar sua empresa. A sigla significa:

– Política

– Economia

– Social

– Tecnologia

E dependendo do seu setor de mercado, você pode adicionar fatores legais e ambientais para fazer a análise PEST. 

Para dar um exemplo de fator político para uma empresa, vamos supor que seja o fato do governo estar planejando aumentar as tarifas de importação. Um fator econômico pode ser a alta da inflação.

No caso do social, o problema pode ser as mudanças nos hábitos de consumo de um determinado público que a empresa atende. Ao focar no fator tecnológico, a falta de adaptação as tendências e inovações pode ser um aspecto do negócio que afeta sua empresa.

Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard, ou BSC é uma estrutura que permite adotar uma abordagem holística ao planejamento estratégico que não se concentra apenas no desempenho econômico. Em vez disso, você olha para quatro perspectivas: 

Perspectiva financeira: O quanto está satisfatório o desempenho econômico da sua empresa.
Perspectiva do cliente: Seus níveis de satisfação e retenção do cliente.
Perspectiva interna de negócios: A qualidade e eficiência de suas operações internas.
Perspectiva de inovação e aprendizagem: Sua capacidade de melhorar, dinamizar e expandir seus negócios.

Em seguida, crie objetivos e defina meios para acompanhar seu progresso para cada perspectiva. Isso irá apoiá-lo no planejamento e execução de iniciativas para atingir seus objetivos. E à medida que você executa essa estratégia, você pode atualizar seu scorecard para analisar seu progresso.

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