A situação dos mercados, as circunstâncias econômicas ou mudanças nos hábitos de compras dos consumidores são fatores que ninguém pode controlar. Sem dúvida, qualquer evento inesperado pode inviabilizar os objetivos de negócios. Por isso, é cada vez mais importante desenvolver um bom planejamento estratégico, de forma a reduzir a incerteza em torno do crescimento da empresa.

O que é planejamento estratégico e para que serve? 

O planejamento estratégico é um documento que representa todas as decisões estratégicas de uma empresa para um período entre 3 e 5 anos. Nele são incluídos os objetivos, as metas que devem ser alcançadas e o roteiro que a empresa deve seguir.

Este documento estabelece as ações que devem ser realizadas pela empresa a nível organizacional para poder enfrentar todos os desafios, assim como os problemas que surgirem no futuro. Ainda mais em tempos nos quais os mercados apresentam cada vez mais incerteza.

Os planos estratégicos propõem, a nível geral, um período de planejamento entre 3 e 5 anos , embora dependa do tipo de empresa, do ambiente e do setor em que atua, dos objetivos traçados e do processo de maturação dos resultados.

Elementos fundamentais

O planejamento estratégico visa abranger uma série de elementos fundamentais dentro da empresa. Os seguintes passos devem ser seguidos:

  • O planejamento estratégico deve ser adaptado à situação interna da empresa. Dependendo do mercado em que atua e de suas características, em geral, a empresa terá certas necessidades ou outras que devem ser atendidas corretamente.
  • Uma vez analisada a atividade desenvolvida internamente na empresa, é hora de rever o ambiente em que o negócio opera e determinar a sua posição no mercado.
  • Logo após realizar a análise interna e externa, devemos determinar os objetivos. Neste processo é preciso analisar a concorrência para procurar e encontrar as oportunidades que existem no mercado. 
  • Depois de estabelecidos os objetivos, é hora de desenhar a estratégia que a empresa seguirá. É uma das etapas mais importantes e críticas, pois é o momento em que são definidos os verdadeiros roadmaps que a empresa deve seguir nos próximos anos. 
  • Definida a estratégia, é hora de implementá-la. A estratégia afeta todos os departamentos e todos os trabalhadores da empresa. Isto é importante, pois todos os trabalhadores devem saber o rumo que a empresa vai seguir e estar aptos a exercer a sua atividade. 
  • Uma vez implementado o plano de ação, é hora de medir os resultados para confirmar as expectativas ou decidir novos passos estratégicos.

Saiba mais: Como fazer o plano de ação no planejamento estratégico

Onde você quer chegar com seu planejamento estratégico?

Quando falamos em planejamento estratégico, estamos projetando o futuro da empresa, fazendo o exercício de imaginar a situação que queremos para o negócio num momento posterior. Mas para que essa projeção seja eficaz, é preciso seguir algumas regras:

As estimativas devem ser razoáveis.

– Devem seguir o critério custo-benefício. 

– Eles devem ser revisáveis ​​e fáceis de adaptar às mudanças. 

– A equipe de trabalho deve participar de sua preparação.

O processo orçamentário começa com a análise do mercado e das vendas que a empresa espera para o período analisado. Então, se quiser satisfazer as necessidades e desejos do mercado, é preciso fazer um estudo.

Uma vez definido este ponto, é importante analisar a capacidade de produção da empresa. Caso não seja suficiente, poderá ser necessário propor um orçamento para novos investimentos que permitam assumir a produção necessária.

Chega então a hora de cada departamento preparar seus orçamentos operacionais, que permitem produzir e distribuir o valor estimado das vendas. Assim, a integração de todos os orçamentos operacionais, incluindo os lucros e perdas previstas indicará se o planejamento é eficiente do ponto de vista econômico, ou seja, se gera ou não benefícios. 

Caso o índice de rentabilidade econômica não ofereça os resultados esperados, reveja os orçamentos operacionais ou o valor estimado de vendas.

Conclusão

Em suma, um bom planejamento estratégico ajuda a melhorar os processos de tomada de decisão numa empresa, porque reduz o tempo e os recursos alocados às decisões e permite antecipar riscos futuros. Portanto, é uma ferramenta necessária para todas as empresas, independentemente do seu porte.

Então, se você pretende desenvolver um planejamento estratégico para a sua empresa, a Cicloge pode ajudá-lo. Entre em contato!

plugins premium WordPress
Chamar no WhatsApp
Clique no botão abaixo para conversar pelo WhatsApp