Às vezes os empreendedores não sabem onde estão falhando ou simplesmente querem melhorar o negócio para atingir seus objetivos empresariais. Sendo assim, desenvolvem um planejamento estratégico. 

Nesse plano não pode faltar um diagnóstico preciso. Além disso, é fundamental medir as ações e revisar as estratégias, tendo em mente que vivemos num ambiente econômico de constantes mudanças e incertezas, por isso é preciso garantir a eficiência das operações. 

Portanto, um diagnóstico estratégico é uma ferramenta que permite visualizar o contexto da empresa, assim como compreender a sua própria realidade, e a partir disso construir uma estratégia de acordo com as suas necessidades. 

O que contém um diagnóstico no planejamento estratégico?

O diagnóstico estratégico é alimentado por todas as reflexões que se fazem em torno dos pontos fracos, oportunidades, pontos fortes e ameaças que surgem dentro e fora do negócio. Então o objetivo deve ser identificar esses fatores e preparar-se para enfrentar e minimizar os efeitos negativos ou utilizá-los para maximizar seus impactos.

O diagnóstico no planejamento estratégico é dividido em dois grandes diagnósticos: o diagnóstico interno e o diagnóstico externo. O diagnóstico interno ou análise interna visa especificar os pontos fortes e fracos dos cinco recursos fundamentais da empresa: humanos, financeiros, tecnológicos, produtivos e comerciais.

Esses pontos devem ser relacionados às oportunidades e ameaças apresentadas no seu ambiente externo. Assim, pode-se fazer um diagnóstico estratégico envolvendo todos os setores da empresa que são influenciados pelos fatores de uma forma ou de outra.

Como fazer isso?

Para começar, é preciso qualificar o grau em que se encontram os pontos fortes e fracos de cada um dos recursos internos da empresa, atribuindo-lhe um nível baixo, médio ou alto.

Para conseguir isso faça o seguinte:

– Elabore um diagnóstico para cada área funcional da estrutura organizacional.

– Devem participar todos os integrantes das áreas a serem diagnosticadas.

– Com as informações coletadas, elabore a o diagnóstico.

Alguns dos elementos para realizar esta coleta de informações para posteriormente diagnosticar são: 

– Alinhamento organizacional (visão, missão, valores e objetivos institucionais). Então, seus colaboradores conhecem a visão da empresa? Você se sente representado por eles? Eles conhecem seus objetivos?

– Histórico e tipo de empresa: Onde estão concentradas as operações da sua empresa? 

– Marketing: quais são as estratégias de marketing da empresa. Em quais mídias investe? Quais delas oferecem mais retorno?

– O que os gestores querem comunicar e o que os colaboradores precisam saber? Além disso, que informações são importantes para os colaboradores realizarem o seu trabalho? 

– Identifique públicos: Onde estão concentrados os seus públicos? Qual o perfil deles? A empresa está conseguindo alcançá-los.

– Cultura organizacional: Quais são as características que os funcionários associam à forma de fazer as coisas da empresa? Existe um bom ambiente de trabalho?

– Determine os fluxos de comunicação: Como é a comunicação entre líderes e colaboradores? Há algum problema na informação padronizada?

– Coerência entre comunicação e prática: As mensagens principais estão alinhadas com as decisões empresariais?

Aliás, ouvir os colaboradores é fundamental no processo de planejamento estratégico. Portanto, é importante incorporar as equipes de trabalho em todo o plano.

Plano de ação no planejamento estratégico

De fato, o plano de ação garante que todo o planejamento estratégico saia do papel. Essa etapa final deve conter as atividades e iniciativas a serem realizadas em determinado período para a execução. Por isso, é importante definir objetivos claros, sempre visando às questões que estão no planejamento estratégico.

Também é essencial definir os recursos necessários para concluir as tarefas e determinar quem será responsável por cada etapa do projeto. Sem dúvida, o plano de ação atua como um roteiro que aponta o caminho a ser percorrido. Sendo assim, não pode ficar de fora do planejamento estratégico.

Alguns objetivos do plano de ação podem ser os seguintes:

– Implementar novos projetos;

– Melhorar os processos;

– Solucionar problemas operacionais;

– Reduzir custos;

– Desenvolver novos produtos ou serviços;

Conclusão

Por fim, o diagnóstico é o primeiro passo para a empresa identificar o que está indo bem, assim como o que precisa ser melhorado. Dessa forma é possível elaborar um planejamento estratégico de acordo com a realidade atual da empresa. Além disso, estabelecer um plano de ação para orientar as ações necessárias para atingir os objetivos definidos. Vale lembrar que também é importante que todos os colaboradores da empresa estejam mobilizados para alcançar os objetivos do negócio.

Veja também: Como fazer o plano de ação no planejamento estratégico

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