Um bom processo de planejamento estratégico moverá sua empresa em direção à coerência, e maior coerência leva a valor agregado. Além disso, embora todas as empresas tomem diferentes rotas para seu destino, é preciso aplicar as melhores práticas de planejamento estratégico em seu negócio.
Com atenção cuidadosa e dedicação, você pode evoluir seu processo atual para um que seja mais abrangente e eficiente, de acordo com as tendências atuais do mercado. A dica é estabelecer um plano mais alinhado com uma cultura de desempenho, mais orientado à execução. Sem dúvida, os resultados valerão o esforço.
Um plano estratégico analisa todas as coisas que sua empresa poderia fazer e as reduz às coisas em que ela realmente é boa. Um planejamento estratégico também ajuda os líderes empresariais a determinar onde gastar tempo, capital humano e dinheiro.
Mas como as empresas devem abordar o planejamento estratégico? Diversas ferramentas podem ser usadas para ajudar na elaboração de um planejamento eficaz. Por exemplo, análise SWOT, um método para identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de um negócio. Encontre as melhores metodologias para aplicar em seu plano, de acordo com o perfil da sua empresa.
A partir dessa análise, você pode determinar as questões prioritárias, aquelas questões tão significativas para o bem-estar geral da empresa que exigem a atenção total e imediata de toda a equipe de gestão. Portanto, o planejamento estratégico deve focar nessas questões.
Perguntas sobre tarefas executadas por pessoal-chave:
– Quais são as principais tarefas que devem ser realizadas? Quais dados são essenciais para realizar a tarefa? Então,
– Qual é o material (informações, documentação) que as equipes de trabalho precisam para realizar as ações determinadas no planejamento estratégico?
– Quais são os resultados esperados para cada tarefa?
– Quais áreas do negócio podem ser melhoradas?
– Os atuais sistemas usados são eficazes para realizar o trabalho?
– Foi determinado um tempo para que as ações sejam concluídas?
– Como as equipes devem lidar com eventuais problemas que possam surgir?
– Quais as barreiras que podem ser encontradas para a execução do plano de ação?
– Você sabe como remover essas barreiras. Além disso, é possível que elas afetem seu negócio?
Benefícios do planejamento estratégico
Desenvolver um planejamento estratégico pode parecer um processo exaustivo, mas se você dividi-lo, torna-se mais fácil de lidar. Aqui está nossa abordagem de cinco etapas:
1 – Determine onde você está
Isso é mais difícil do que parece. Alguns gestores vêem o negócio como querem ver, não como realmente parece para os outros. De fato, muitas empresas, principalmente as pequenas, ficam presas nessa mesma armadilha. Então, para ter uma ideia precisa de onde seu negócio está, realize um diagnostico profundo para obter uma compreensão clara do mercado, do ambiente competitivo e das competências da sua empresa (suas competências reais, não percebidas).
2 – Identifique o que é importante
Concentre-se em onde você quer levar sua empresa ao longo do tempo. Isso define a direção da empresa a longo prazo e define claramente a missão (mercados, clientes, produtos, etc.) e a visão (conceitualização do futuro do seu negócio). Assim você poderá ter uma ideia de onde pode chegar.
3 – Defina o que você deve atingir
É difícil realizar qualquer coisa sem um plano. Defina claramente os objetivos esperados que sua empresa deve atingir para abordar as questões prioritárias.
4 – Determine quem é responsável
É assim que você vai chegar onde quer. As estratégias, planos de ação e orçamentos são todos passos no processo que comunica efetivamente como você vai alocar tempo, capital humano e dinheiro para abordar as questões prioritárias e atingir os objetivos definidos.
5 – Revise
Lembre-se que o planejamento estratégico não acabou. Nunca acaba! É um processo continuo, até porque a sua empresa deve continuar, certamente o plano não é fechar as portas, então continue atualizando e revisando seu plano. Para garantir que tudo funcione conforme projetado, você deve realizar revisões programadas regularmente e refinar conforme necessário. Sugerimos pelo menos uma vez por trimestre.
Conclusão
Um planejamento estratégico é algo único para cada empresa. Ele pode ajudar você a levar seu negócio a lugares que você nunca imaginou ser possível. Se você ainda não fez isso, reserve um tempo para elaborá-lo agora. Ele ajudará a manter sua empresa no caminho certo e você focado no futuro.
Veja também: Cronogramas de planejamento estratégico: 3 anos versus 5 anos