Desenvolver um planejamento estratégico permite que você olhe para questões-chave do seu negócio e assim tenha a capacidade de desenvolver metas e objetivos com base nos recursos que você alocou. Sem dúvida, o planejamento estratégico é uma oportunidade para as empresas olharem para o futuro e determinarem em que direção desejam seguir.
À medida que as empresas crescem e se expandem, é fácil perder o foco. Além disso, a eficiência também pode ficar comprometida se todos não tiverem clareza sobre a direção que o negócio está tomando. Portanto, o planejamento estratégico define a base para o que um negócio está buscando alcançar a longo prazo. Isso ajuda todos a ficarem atentos sobre o que precisa ser feito a curto prazo.
De fato, um plano documentado se torna um ponto de referência para todos os envolvidos no negócio. Quando um plano está em vigor, ele garante que todas as equipes de trabalho estejam alinhadas e motivadas a cumpri-lo, de acordo com as metas e objetivos. Isso minimiza suposições incorretas. O planejamento estratégico é um ponto de referência a partir do qual todos podem se guiar para os próximos passos imediatos.
Aspectos que você deve considerar
– Os aspectos mais importantes do planejamento estratégico são os seguintes:
– É um processo sistemático, que segue uma metodologia e etapas lógicas e sequenciais que devem ser seguidas com o propósito de alcançar o resultado esperado.
– Tem flexibilidade, pois adapta-se às características e necessidades de cada empresa e de cada situação.
– É dinâmico, atualizado e revisado periodicamente. Então incorpore o aprendizado e faça os ajustes e melhorias necessárias.
– É um processo criativo que estimula a geração de ideias e soluções inovadoras.
Perguntas frequentes sobre planejamento estratégico
A seguir, confira as perguntas mais comuns sobre esse tema.
1 – Por que é importante definir primeiro a missão, visão e valores na elaboração de um planejamento estratégico?
Para priorizar os valores em detrimento de outros, para estabelecer concretamente a missão e a visão, é necessário debater e decidir sobre princípios, prioridades, ambição e riscos dentro do contexto da empresa. Essas questões são muito importantes para decidir efetivamente como e até onde você quer ir.
2 – Qual a função do plano de ação no planejamento?
As empresas têm rotinas operacionais que não são fáceis de mudar. Costumamos falar sobre “cultura da empresa”. Quando a gestão da empresa decidir mudar o seu rumo estratégico, não será suficiente comunicá-lo para que as coisas mudem.
Por isso, é necessário planejar ações de comunicação, exemplificação e controle para garantir que as mudanças sejam implementadas no dia a dia da empresa. É muito importante que as decisões tomadas de curto prazo sejam consistentes com o rumo traçado e que a gestão priorize a implementação do planejamento estratégico da empresa.
3 – Planejamento estratégico é o mesmo que plano de negócio?
Você não deve confundir planejamento estratégico com plano de negócios. Um plano de negócios é sobre estabelecer metas de curto ou médio prazo e definir as etapas para alcançá-las. Por outro lado, um planejamento estratégico é focado em metas de médio a longo prazo e explica as estratégias básicas para alcançá-las.
Criar um esse tipo de planejamento é uma parte essencial para o crescimento da empresa. Sendo assim, um plano ajuda a preparar uma visão realista para o futuro do seu negócio e maximiza seu potencial para um crescimento empresarial.
Com que regularidade é preciso fazer uma revisão no planejamento?
O fato de que as circunstâncias estão mudando rapidamente é um bom motivo para visitar seu planejamento regularmente. Isso varia de acordo com o setor, é claro, mas a recomendação geral é fazer isso mensalmente.
A dica é se reunir com mais frequência para tratar desse assunto. Então reserve a primeira reunião de cada mês para uma revisão do plano. Isso permite que você não apenas atualize o documento e faça alterações, mas também analise as ações que foram programadas para conclusão como parte do processo de execução. Tenha em pauta “o progresso em relação ao planejamento estratégico”.
Por fim, lembre-se que um planejamento estratégico não é um instrumento definido e esquecido. É um documento vivo e pulsante que orienta a tomada de decisões e ajuda a reunir recursos. Portanto, não desista dele e mantenha-o atualizado.
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