As pressões pelas quais uma empresa passa diariamente pode levar muitos empresários a deixar o planejamento estratégico em segundo plano. No entanto, para ter um negócio bem-sucedido é vital planejar com antecedência.

Aspectos importantes do planejamento estratégico incluem a avaliação de elementos externos que podem influenciar no desempenho da empresa.

Além disso, também inclui a avaliação do seu potencial e da base de recursos. Assim como pontos fortes e fracos, juntamente com ameaças e oportunidades externas.

A seguir, uma visão sobre as 7 etapas mais eficazes no processo de planejamento estratégico que já foram usadas por diversas empresas e provaram ser muito práticas na implementação.

Etapa 1 – Revisar ou desenvolver a visão e missão

Nessa etapa é possível obter informações em primeira mão de vários stakeholders (acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, etc…). Dessa forma torna-se mais fácil saber se sua ação está alinhada com os objetivos do negócio.

Rever ou desenvolver a visão e missão da empresa com o envolvimento de outras partes interessadas ajuda a manter-se sempre em dia com as mudanças do negócio e novos desafios. Além disso, essa etapa também pode ser usada como um meio de comunicação.

Etapa 2 – Análise do negócio (análise SWOT e outras)

Uma das principais considerações do planejamento estratégico é entender os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as ameaças e oportunidades externas. Esses são comumente conhecidos como os quatro fatores de uma análise SWOT.

Essa é uma parte importante desse processo, já que é usada por empresas para avaliar seu desempenho e estabelecer metas ou objetivos. É fundamental envolver diferentes partes interessadas para fornecer seus pontos de vista sobre a sua organização.

Etapa 3 – Desenvolver e selecionar opções estratégicas

Você pode desenvolver várias estratégias possíveis para atender aos objetivos do negócio. Essas estratégias são desenvolvidas com base nas informações das partes interessadas (etapa 1) e na análise do negócios e das operações (etapa 2).

Muitas vezes, várias estratégias são desenvolvidas e cada uma delas é importante. Como é normal que uma organização tenha vários problemas vitais para resolver, você deve usar as ferramentas adequadas para selecionar as estratégias possíveis.

Etapa 4 – Estabelecer objetivos estratégicos

Durante esta etapa, você poderá ter uma visão geral da empresa e selecionar algumas opções estratégicas de forma objetiva. Assim é possível definir medidas-chave e um cronograma amplo para garantir que as opções estratégicas selecionadas sejam alcançadas.

Embora seja bastante comum que as medidas e o cronograma sejam dados pela alta administração da empresa, a intenção desta etapa é que esse processo seja SMART, que significa: Específico (S), Mensurável (M), Atingível (A), Realístico (R) e no limite certo de Tempo (T).

Quando as opções estratégicas são SMART, isso ajuda a facilitar a comunicação em direção ao nível inferior da hierarquia organizacional para implementação.

Etapa 5 – Plano de execução do planejamento estratégico

Muitas organizações não conseguem realizar todo o potencial de suas estratégias devido à implementação deficiente. Nesta etapa 5, um plano de implantação adequado é desenvolvido para implementar essas estratégias.

Etapa 6 – Estabelecer alocação de recursos

Em muitos casos, a equipe de gerenciamento pode atribuir estratégias selecionadas ao pessoal-chave e deixar que o indivíduo realize a tarefa. Embora a maioria das organizações opere com recursos mínimos, às vezes isso pode acabar sobrecarregando o indivíduo.

Etapa 7 – Revisão do planejamento estratégico

Um dos principais fatores de sucesso para um desdobramento eficaz da estratégia é uma revisão constante de seu progresso e tomar a decisão de planejar quaisquer desvios. Portanto, é vital decidir o que revisar e como. Novas decisões podem ser necessárias à medida que o status das estratégias progridem.

Conclusão

Por fim, o planejamento estratégico oferece uma série de benefícios para empresas de todos os tamanhos e setores. Ao analisar o ambiente externo, o planejamento estratégico ajuda a identificar oportunidades de mercado emergentes e ameaças potenciais que a empresa pode enfrentar. Isso permite que a organização se adapte e responda de forma eficaz às mudanças no ambiente de negócios.

As empresas que têm um plano estratégico são mais resilientes diante de mudanças inesperadas no ambiente de negócios. Elas têm uma direção clara e estão melhor preparadas para se adaptar a circunstâncias imprevistas.

Portanto, siga estas 7 etapas no planejamento estratégico para garantir uma execução eficiente.

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